A SINALIZAÇÃO DA QUALIDADE POR MEIO DA PROPAGANDA – PROPOSIÇÕES DE PESQUISA, IMPLICAÇÕES GERENCIAIS E DIREÇÕES FUTURAS
DOI:
https://doi.org/10.14210/alcance.v17n3.p265-277Resumen
A abordagem econômica da informação considera que as diferentes partes em uma transação têm acesso a montantes distintos de informações. Para evitar os problemas decorrentes da assimetria de informações, em especial o problema da seleção adversa, as empresas podem emitir sinais acerca da qualidade dos seus produtos. O objetivo deste ensaio é analisar os estudos sobre sinalização da qualidade por meio da propaganda desenvolvidos ao longo das últimas décadas. Assim, pretende-se compor uma base conceitual com fi ns acadêmicos e gerenciais; no primeiro, identifi cando as características e especifi cidades dos modelos e desenvolvendo proposições de pesquisa que orientem a elaboração de novos estudos; no segundo, oferecendo apoio à tomada de decisão gerencial que envolva investimentos em propaganda.Descargas
Publicado
2010-07-13
Número
Sección
Artigo