CREDIBILIDADE EMPRESARIAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DOS CONCEITOS E DAS METODOLOGIAS DE PESQUISA

Autores

  • Priscila Stawski Rambalducci Universidade Estadual de Londrina
  • Benilson Borinelli Universidade Estadual de Londrina
  • Bernardo Carlos Spaulonci Chiachia Matos de Oliveira Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v19n3.p381-396

Palavras-chave:

Credibilidade. Credibilidade Empresarial. Intenção de Compra.

Resumo

O presente trabalho analisa contribuições científicas sobre o tema credibilidade empresarial, abordando os conceitos, as dimensões e as metodologias privilegiadas nelas. Apesar da crescente importância desse tema, associado a assuntos como o comportamento do consumidor, a responsabilidade socioambiental e o consumo sustentável, ele ainda é pouco discutido e estudado no Brasil. Baseado em uma revisão bibliográfica, o estudo utiliza principalmente fontes da literatura internacional. Verificou-se que as dimensões que compõem a credibilidade baseiam-se em dois modelos: o modelo da atratividade da fonte, referindo-se à atratividade física do comunicador de uma mensagem; e o modelo de credibilidade, evidenciando a credibilidade composta pelas dimensões: competência e confiabilidade. Entre as metodologias encontradas, a abordagem quantitativa é majoritária, enfatizando a influência da credibilidade da empresa nas atitudes envolvendo a marca e a propaganda, bem como na intenção de compra. Destacam-se como variáveis de estudo: gênero, envolvimento com o produto, categoria de produto e nível socioeconômico; contexto no qual cada empresa atua encontra-se inserido; fatores cognitivos e afetivos; a percepção da organização; a percepção das questões que envolvem a organização e a percepção que os consumidores têm de si mesmos.

Biografia do Autor

Bernardo Carlos Spaulonci Chiachia Matos de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Graduado em Administração (2007) pela Universidade Estadual de Londrina-UEL Mestrando (bolsista CAPES) em Administração PPGA - UEL. Linha de pesquisa - Gestão e Política Socioambiental.

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Publicado

2012-11-21

Edição

Seção

Artigo