CREDIBILIDADE EMPRESARIAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DOS CONCEITOS E DAS METODOLOGIAS DE PESQUISA

Authors

  • Priscila Stawski Rambalducci Universidade Estadual de Londrina
  • Benilson Borinelli Universidade Estadual de Londrina
  • Bernardo Carlos Spaulonci Chiachia Matos de Oliveira Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v19n3.p381-396

Keywords:

Credibilidade. Credibilidade Empresarial. Intenção de Compra.

Abstract

O presente trabalho analisa contribuições científicas sobre o tema credibilidade empresarial, abordando os conceitos, as dimensões e as metodologias privilegiadas nelas. Apesar da crescente importância desse tema, associado a assuntos como o comportamento do consumidor, a responsabilidade socioambiental e o consumo sustentável, ele ainda é pouco discutido e estudado no Brasil. Baseado em uma revisão bibliográfica, o estudo utiliza principalmente fontes da literatura internacional. Verificou-se que as dimensões que compõem a credibilidade baseiam-se em dois modelos: o modelo da atratividade da fonte, referindo-se à atratividade física do comunicador de uma mensagem; e o modelo de credibilidade, evidenciando a credibilidade composta pelas dimensões: competência e confiabilidade. Entre as metodologias encontradas, a abordagem quantitativa é majoritária, enfatizando a influência da credibilidade da empresa nas atitudes envolvendo a marca e a propaganda, bem como na intenção de compra. Destacam-se como variáveis de estudo: gênero, envolvimento com o produto, categoria de produto e nível socioeconômico; contexto no qual cada empresa atua encontra-se inserido; fatores cognitivos e afetivos; a percepção da organização; a percepção das questões que envolvem a organização e a percepção que os consumidores têm de si mesmos.

Author Biography

Bernardo Carlos Spaulonci Chiachia Matos de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Graduado em Administração (2007) pela Universidade Estadual de Londrina-UEL Mestrando (bolsista CAPES) em Administração PPGA - UEL. Linha de pesquisa - Gestão e Política Socioambiental.

Published

2012-11-21

Issue

Section

Article