A COMPARATIVE ANALYSIS OF CONSUMER EXPERIENCE IN BRAZIL AND ARGENTINA

Autores

  • Harrison Bachion Ceribeli Universidade de São Paulo (USP)
  • Edgard Monforte Merlo Universidade de São Paulo (USP)
  • Sebástian Senesi Universidade de Buenos Aires (UBA)
  • Hernán Palau Universidade de Buenos Aires

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v19n2.p259-272

Palavras-chave:

Varejo de supermercados. Satisfação do consumidor. Países sul-americanos.

Resumo

Este estudo teve como objetivo identifi car e comparar os principais itens que fazem parte das experiências de consumo e que infl uenciam a satisfação dos consumidores no varejo de supermercados do Brasil e da Argentina. Para atingir este objetivo, realizou-se um levantamento de campo. Para análise de dados, foram desenvolvidas duas Regressões Múltiplas, uma para cada grupo de indivíduos de mesma nacionalidade. Analisando os dados coletados, verifi cou-se a importância da organização dos produtos dentro das lojas e da qualidade percebida, tanto para os consumidores brasileiros quanto para os argentinos. Além disso, constatou-se que a aparência física da loja é mais valorizada por consumidores brasileiros, assim como preços, horário de funcionamento e relacionamento com os funcionários do supermercado são mais importantes na Argentina. Este estudo evidencia que, apesar de serem países próximos geografi camente, com culturas similares, há diferenças signifi cativas entre o comportamento do consumidor no Brasil e na Argentina, o que deve ser considerado por redes varejistas que atuam ou planejam atuar nestes dois países sul-americanos. A principal implicação gerencial deste estudo é que redes supermercadistas que atuam em diferentes países sul-americanos devem ajustar seu mix de marketing de varejo de modo a atender diferentes consumidores, levando em consideração especifi cidades relacionadas a diferentes contextos socioeconômicos e culturais.

Biografia do Autor

Harrison Bachion Ceribeli, Universidade de São Paulo (USP)

Doutorando em Administração de Organizações pela FEARP/USP Mestre em Administração pela FEARP/USP Pesquisador do GEPVAR/USP Professor da FAO

Edgard Monforte Merlo, Universidade de São Paulo (USP)

Doutor em Administração pela FEA/USP Professor Associado FEARP/USP Coordenador do GEPVAR/USP

Sebástian Senesi, Universidade de Buenos Aires (UBA)

Especialista em Agronegócios (UBA) Professor Assistente da Escola de Agronomia (UBA)

Hernán Palau, Universidade de Buenos Aires

Mestre em Agronegócios (UBA) Professor Assistente da Escola de Agronomia (UBA)

Downloads

Publicado

2012-07-23

Edição

Seção

Artigo