A COMPARATIVE ANALYSIS OF CONSUMER EXPERIENCE IN BRAZIL AND ARGENTINA
DOI:
https://doi.org/10.14210/alcance.v19n2.p259-272Palabras clave:
Varejo de supermercados. Satisfação do consumidor. Países sul-americanos.Resumen
Este estudo teve como objetivo identifi car e comparar os principais itens que fazem parte das experiências de consumo e que infl uenciam a satisfação dos consumidores no varejo de supermercados do Brasil e da Argentina. Para atingir este objetivo, realizou-se um levantamento de campo. Para análise de dados, foram desenvolvidas duas Regressões Múltiplas, uma para cada grupo de indivíduos de mesma nacionalidade. Analisando os dados coletados, verifi cou-se a importância da organização dos produtos dentro das lojas e da qualidade percebida, tanto para os consumidores brasileiros quanto para os argentinos. Além disso, constatou-se que a aparência física da loja é mais valorizada por consumidores brasileiros, assim como preços, horário de funcionamento e relacionamento com os funcionários do supermercado são mais importantes na Argentina. Este estudo evidencia que, apesar de serem países próximos geografi camente, com culturas similares, há diferenças signifi cativas entre o comportamento do consumidor no Brasil e na Argentina, o que deve ser considerado por redes varejistas que atuam ou planejam atuar nestes dois países sul-americanos. A principal implicação gerencial deste estudo é que redes supermercadistas que atuam em diferentes países sul-americanos devem ajustar seu mix de marketing de varejo de modo a atender diferentes consumidores, levando em consideração especifi cidades relacionadas a diferentes contextos socioeconômicos e culturais.Descargas
Publicado
2012-07-23
Número
Sección
Artigo