INTERNALIZATION THEORY AND THE INTERNATIONALIZATION DECISION BY BRAZILIAN FIRMS

Autores

  • Ronald de Oliveira Concer Programa de Mestrado em Gestão Internacional, Escola Superior de Propaganda e Marketing (PMGI/ESPM)
  • Frederico Araujo Turolla Programa de Mestrado em Gestão Internacional, Escola Superior de Propaganda e Marketing (PMGI/ESPM)

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v20n3.p294-308

Palavras-chave:

Negócios Internacionais. Internalização. Investimentos Diretos.

Resumo

Este artigo avalia a aplicabilidade da teoria de internalização da empresa multinacional, baseada na Economia dos Custos de Transação (WILLIAMSON, 1985) e na abordagem de Buckley e Casson (1976), na explicação da internacionalização das empresas brasileiras. O material utilizado compreende duas listas de transações, quais sejam, a lista dos dez principais produtos exportados pelo Brasil e a lista dos produtos das dez principais transnacionais brasileiras. São definidas três dimensões relacionadas aos custos de transação: frequência das transações, incerteza e especificidade de ativos. Os resultados apontam para um índice levemente mais elevado de custos de transação para as transações que são sujeitas ao investimento direto, relativamente à média das exportações, dando assim suporte às predições da teoria.

Biografia do Autor

Ronald de Oliveira Concer, Programa de Mestrado em Gestão Internacional, Escola Superior de Propaganda e Marketing (PMGI/ESPM)

Mestrando em Administração - Gestão Internacional pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Formado em Administração de Empresas com ênfase em Marketing e Finanças pela Escola Superior de Propaganda e Marketing - SP. Pesquisador em Negócios Internacionais com foco em Investimento Brasileiro Direto no Exterior

Frederico Araujo Turolla, Programa de Mestrado em Gestão Internacional, Escola Superior de Propaganda e Marketing (PMGI/ESPM)

Doutor em Economia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (2005). Mestre em Economia de Empresas pela mesma instituição (1999). Possui intercâmbio em International Economics and Finance pela Brandeis University (1997). Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1994). É professor do Programa de Mestrado em Gestão Internacional da Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM/PMGI e pesquisador do Centro de Altos Estudos em Propaganda e Marketing - CAEPM. Leciona cursos de Master/MBA na Escola de Economia da FGV. É Diretor pro-bono da SOBEET (Sociedade Brasileira de Estudos das Empresas Transnacionais e da Globalização Econômica). É membro fundador do capítulo Latino Americano do Academy of International Business. É pesquisador associado do NECTAR/ITA (Núcleo de Economia dos Transportes, do Instituto Tecnológico da Aeronáutica). Participou da elaboração do World Investment Report 2011 da UNCTAD (United Nations Conference on Trade and Development). Pesquisa o tema: análise econômica dos investimentos diretos internacionais em setores regulados, com ênfase em setores de infra-estrutura (energia, telecomunicações, transportes e saneamento) e no mercado financeiro e de capitais.

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Publicado

2013-11-29

Edição

Seção

Artigo