INTERNALIZATION THEORY AND THE INTERNATIONALIZATION DECISION BY BRAZILIAN FIRMS
DOI:
https://doi.org/10.14210/alcance.v20n3.p294-308Palabras clave:
Negócios Internacionais. Internalização. Investimentos Diretos.Resumen
Este artigo avalia a aplicabilidade da teoria de internalização da empresa multinacional, baseada na Economia dos Custos de Transação (WILLIAMSON, 1985) e na abordagem de Buckley e Casson (1976), na explicação da internacionalização das empresas brasileiras. O material utilizado compreende duas listas de transações, quais sejam, a lista dos dez principais produtos exportados pelo Brasil e a lista dos produtos das dez principais transnacionais brasileiras. São definidas três dimensões relacionadas aos custos de transação: frequência das transações, incerteza e especificidade de ativos. Os resultados apontam para um índice levemente mais elevado de custos de transação para as transações que são sujeitas ao investimento direto, relativamente à média das exportações, dando assim suporte às predições da teoria.Descargas
Publicado
2013-11-29
Número
Sección
Artigo