POUSADA DO AMPARO: PARA OS QUE VALORIZAM A DIFERENCIAÇÃO

Autores

  • Viviane Santos Salazar Professora da Universidade Federal de Pernambuco
  • Manuela Souza Constantino Oliveira UCP/FCEE e graduada em Hotelaria UFPE
  • Yákara Vasconcelos Pereira Leite Professora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Walter Fernando Araújo de Moraes Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD/UFPE)
  • Juliana Maria de Oliveira Leal Didier Professora e Coordenadora do Curso de Hotelaria da Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v19n2.p273%20-%20289

Palavras-chave:

Caso de ensino. Estratégia de diferenciação. Hospitalidade.

Resumo

A Pousada do Amparo se destaca por oferecer um serviço de hotelaria diferenciado. Todavia a dinâmica do ambiente externo e interno da organização difi culta a sua atuação empresarial. Buscando sobreviver e se posicionar, é preciso identifi car as oportunidades de negócios para utilizar as estratégias empresariais de modo adequado. Nesse sentido, são discutidas algumas questões a respeito da trajetória e da gestão adotada pela Pousada do Amparo neste estudo de caso para ensino. Em consequência, o leitor será conduzido a refl etir sobre aspectos da administração de marketing e estratégica. Para alcançar os principais objetivos educacionais, o caso pode ser utilizado tanto no nível de graduação como de pós-graduação, posterior ou concomitante aos conceitos básicos de Administração de Marketing e Estratégica. Finalmente, salienta-se que este caso de ensino foi inspirado em uma pesquisa de campo, assim, convida o leitor a refl etir sobre as ações gerenciais.

Downloads

Edição

Seção

Caso para Ensino