ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS CALÇADISTAS: ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DA INDÚSTRIA, CAPACIDADES ORGANIZACIONAIS E INSTITUIÇÕES

Autores

  • Cyntia Vilasboas Calixto Fundação Getulio Vargas - EAESP
  • Ivan Lapuente Garrido Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • Silvio Luis de Vasconcellos Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH)
  • Jefferson Marlon Monticelli Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v20n4.p513-532

Palavras-chave:

Negócios Internacionais. Estratégia. Visão Baseada em Instituições

Resumo

A indústria calçadista brasileira tem perdido sua competitividade no mercado internacional em função da concorrência com as empresas asiáticas. Este estudo visa analisar a configuração das estratégias de internacionalização de diferentes empresas calçadistas brasileiras, com base na análise da influência da indústria, das capacidades organizacionais e das instituições - os três elementos do tripé da estratégia que foi desenvolvido por Peng, Wang e Jiang em 2008. Assim, a análise deste trabalho foi direcionada à compreensão de cada elemento do tripé e sua relação na configuração estratégica das empresas calçadistas ao buscar o mercado externo. Para isso, desenvolveu um estudo de caso incorporado, entrevistando executivos de quatro empresas calçadistas brasileiras. De forma complementar, entrevistaram-se cinco instituições, para ampliar o conhecimento sobre estas entidades e sua atuação em relação às empresas. Os resultados demonstram que, embora as empresas pertençam a mesma indústria e estejam expostas a oportunidades e benefícios governamentais similares, cada um dos casos avaliados possui particularidades em seu processo de internacionalização decorrentes de suas capacidades organizacionais.

Biografia do Autor

Cyntia Vilasboas Calixto, Fundação Getulio Vargas - EAESP

Doutoranda em Estratégia Empresarial na FGV-EAESP. Mestre em Administração de Empresas pela UNISINOS

Ivan Lapuente Garrido, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Doutor em Administração de Empresas pela UFRGS; Professor do Programa de Pós- Graduação em Administração na UNISINOS

Silvio Luis de Vasconcellos, Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH)

Doutorando em Administração de Empresas na UNISINOS. Mestre em Administração de Empresas pela UNISINOS.

Jefferson Marlon Monticelli, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Mestrando em Administração de Empresas pela UNISINOS

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Publicado

2014-05-28

Edição

Seção

Artigo