ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS CALÇADISTAS: ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DA INDÚSTRIA, CAPACIDADES ORGANIZACIONAIS E INSTITUIÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.14210/alcance.v20n4.p513-532Keywords:
Negócios Internacionais. Estratégia. Visão Baseada em InstituiçõesAbstract
A indústria calçadista brasileira tem perdido sua competitividade no mercado internacional em função da concorrência com as empresas asiáticas. Este estudo visa analisar a configuração das estratégias de internacionalização de diferentes empresas calçadistas brasileiras, com base na análise da influência da indústria, das capacidades organizacionais e das instituições - os três elementos do tripé da estratégia que foi desenvolvido por Peng, Wang e Jiang em 2008. Assim, a análise deste trabalho foi direcionada à compreensão de cada elemento do tripé e sua relação na configuração estratégica das empresas calçadistas ao buscar o mercado externo. Para isso, desenvolveu um estudo de caso incorporado, entrevistando executivos de quatro empresas calçadistas brasileiras. De forma complementar, entrevistaram-se cinco instituições, para ampliar o conhecimento sobre estas entidades e sua atuação em relação às empresas. Os resultados demonstram que, embora as empresas pertençam a mesma indústria e estejam expostas a oportunidades e benefícios governamentais similares, cada um dos casos avaliados possui particularidades em seu processo de internacionalização decorrentes de suas capacidades organizacionais.Downloads
Published
2014-05-28
Issue
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Article