Relação entre atividades a distância e desempenho do aluno nas avaliações: um estudo em uma disciplina semipresencial de Estatística Aplicada à Administração

Autores

  • Daielly Melina Nassif Mantovani FEA-RP/USP
  • Adriana Backx Noronha Viana FEA-RP/USP

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v18n2.p125-139

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a relação entre atividades à distância em uma disciplina de Estatística Aplicada à Administração e o desempenho do aluno nas avaliações. Confi gura-se como uma pesquisa quantitativa e descritiva, com delineamento por estudo de campo. A análise de regressão revelou que, durante a primeira fase da disciplina, as discussões no fórum e o desempenho nos trabalhos práticos infl uenciaram positivamente o desempenho do aluno na prova. Na segunda fase, apenas um trabalho prático e o fórum infl uenciaram a nota da prova. A análise de cluster identifi cou quatro grupos de alunos com desempenho: excelente, bom, mediano e insatisfatório Os resultados indicam que outras variáveis, além das atividades à distância, também determinam o desempenho do aluno na disciplina. PALAVRAS CHAVE: ensino de estatística; educação à distância; desempenho do aluno

Downloads

Publicado

2011-05-18

Edição

Seção

Artigo