MODELO MULTICRITÉRIO PARA A AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • Renan Felinto de Farias Aires Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - PPGA/UFRN
  • Camila Cristina Rodrigues Salgado Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - PEP/UFRN
  • Afrânio Galdino de Araújo Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - PPGA/UFRN

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v21n2.p279-297

Palavras-chave:

Avaliação de Programas de Pós-Graduação. Multicritério. ELECTRE II.

Resumo

O processo de avaliação de cursos de pós-graduação do Brasil tem gerado posições divergentes, principalmente em relação aos pontos estabelecidos como critérios pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES). Neste cenário, a avaliação por produção e por quantidade, que é atualmente adotado, se mostra como uma forma prática de resolver o dilema de avaliar os pedidos de uma comunidade acadêmica cada vez maior, apesar de muitas opiniões divergentes. Por conta disso, o objetivo deste estudo é avaliar os Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Administração do Brasil, no que se refere à produção científica destes, por meio de um modelo de decisão multicritério. O método empregado foi o ELECTRE II, em razão do atendimento das premissas requeridas do problema analisado. Para a realização do estudo de caso foram coletados e analisados dados referentes à avaliação trienal de 2010 dos Programas de Pós-graduação em Administração realizada pela CAPES. O resultado do estudo é apresentado por meio de um ranking da amostra de programas analisados.

Biografia do Autor

Renan Felinto de Farias Aires, Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - PPGA/UFRN

Graduado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba e Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - PPGA/UFRN

Camila Cristina Rodrigues Salgado, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - PEP/UFRN

Graduada em Administração pela Universidade Federal da Paraíba e Mestre em Engenharia de Produção pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - PEP/UFRN

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Publicado

2014-11-14

Edição

Seção

Artigo