MODELO MULTICRITÉRIO PARA A AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.14210/alcance.v21n2.p279-297Palabras clave:
Avaliação de Programas de Pós-Graduação. Multicritério. ELECTRE II.Resumen
O processo de avaliação de cursos de pós-graduação do Brasil tem gerado posições divergentes, principalmente em relação aos pontos estabelecidos como critérios pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES). Neste cenário, a avaliação por produção e por quantidade, que é atualmente adotado, se mostra como uma forma prática de resolver o dilema de avaliar os pedidos de uma comunidade acadêmica cada vez maior, apesar de muitas opiniões divergentes. Por conta disso, o objetivo deste estudo é avaliar os Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Administração do Brasil, no que se refere à produção científica destes, por meio de um modelo de decisão multicritério. O método empregado foi o ELECTRE II, em razão do atendimento das premissas requeridas do problema analisado. Para a realização do estudo de caso foram coletados e analisados dados referentes à avaliação trienal de 2010 dos Programas de Pós-graduação em Administração realizada pela CAPES. O resultado do estudo é apresentado por meio de um ranking da amostra de programas analisados.Descargas
Publicado
2014-11-14
Número
Sección
Artigo