EFEITO PAÍS DE ORIGEM PARA CALÇADOS BRASILEIROS

Autores

  • Janaina de Moura Engracia Giraldi Universidade de São Paulo - USP
  • Alfredo José Machado Neto UniFACEF - SP
  • Dirceu Tornavoi de Carvalho Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v15n1.p23-42

Resumo

Ao mesmo tempo em que ocorre a expansão do comércio internacional, também se observa, na literatura de marketing, uma crescente ampliação de pesquisas sobre o efeito país de origem (influência do país de origem dos produtos nas avaliações feitas pelos consumidores). O presente artigo relata os resultados de uma pesquisa empírica que investigou a influência que a imagem do Brasil exerce sobre as atitudes de consumidores estrangeiros em relação aos calçados brasileiros. Os resultados indicam que o efeito existe e é negativo, isto é, a imagem do Brasil afeta negativamente as atitudes em relação aos calçados brasileiros. Este fato pode auxiliar as empresas brasileiras exportadoras de calçados a melhorar as suas estratégias de comunicação nos mercados externos.

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Publicado

2008-07-30

Edição

Seção

Artigo