REFLEXOS DAS EXPERIÊNCIAS EMOCIONAIS NA APRENDIZAGEM PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE EM UM HOSPITAL PÚBLICO

Autores

  • Márcia Zampiere Grohmann Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Breno Augusto Diniz Pereira Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Ingri Terezinha de Medeiros Pozzobon Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Jonas Cardona Venturini Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v14n3.p333-356

Resumo

As emoções podem ser investigadas a partir do questionamento sobre os sentimentos dos indivíduos em determinado contexto ou quando submetidos a certas situações de trabalho. O trabalho tem como principal objetivo avaliar como as experiências emocionais repercutem na aprendizagem dos profissionais de uma organização hospitalar. A pesquisa caracteriza-se por ser um estudo quantitativo e o tipo de estratégia adotado foi exploratório, sendo utilizado o questionário como método de coleta de dados. A pesquisa foi realizada com uma amostra de 348 funcionários da instituição e os dados foram analisados utilizando a estatística descritiva e análise fatorial. Os resultados demonstram que os principais sofrimentos emocionais que afetam a aprendizagem dos funcionários são por ordem: erros profissionais, revés na carreira e trauma pessoal.

Downloads

Publicado

2008-07-31

Edição

Seção

Artigo