O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL A PARTIR DE PRINCÍPIOS DO PENSAMENTO COMPLEXO: O CASO DE DOIS GRUPOS VAREJISTAS

Autores

  • Luciano Barin Cruz UNIFOR-CE
  • Eugenio Avila Pedrozo UFRGS - RS
  • Alain Charles Martinet Université Jean Moulin Lyon III – Lyon

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v14n3.p405-426

Resumo

O presente artigo teve como objetivo analisar o processo de formação da estratégia de desenvolvimento sustentável de dois Grupos europeus. A pesquisa foi conduzida em 2 etapas: 1) pesquisa teórica, guiada segundo uma lógica abdutiva; 2) estudos de caso em 2 dos maiores Grupos varejistas franceses. A análise dos dois casos explicitou 3 importantes elementos da estratégia de desenvolvimento sustentável destes: Governança Empresarial, Ética Empresarial e Aprendizagem Organizacional. Além disso, a análise dos casos mostrou também que estes elementos poderiam ser explorados a partir de 4 proposições, baseadas em alguns princípios do Pensamento Complexo, considerando a estratégia de desenvolvimento sustentável como um processo: (1) Todo/parte, (2) recursivo e retroativo, (3) dialógico e (4) de auto-eco-organização.

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Publicado

2008-07-31

Edição

Seção

Artigo