SELO DE CERTIFICAÇÃO DE PRODUTO ORGÂNICO: O CONSUMIDOR SE IMPORTA?

Autores

  • Juliana Sales Silva Universidade Federal de Viçosa
  • Vicente Francisco Sales Melo Universidade Federal de Pernambuco
  • Sônia Rebouças da Silva Melo Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v23n4(Out-Dez).p513-528

Palavras-chave:

Produto orgânico. Quase experimento. Método de Avaliação Contingente.

Resumo

Objetiva-se verificar de que modo a presença de um selo de certificação orgânica em embalagens de produtos orgânicos e relaciona com a avaliação, a intenção de compra e a disposição a pagar mais por estes produtos por parte dos consumidores. Para tanto, foi realizado um quase experimento, utilizando-se também do método de avaliação contingente (MAC), por meio da estimação do modelo econométrico Logit. Os resultados indicaram que o selo promove uma valorização dos produtos orgânicos, uma vez que os consumidores tendem a avaliar o produto de maneira positiva quando da presença do selo. Além disso, mais de 80% dos entrevistados estão dispostos a pagar 5% a mais por produtos que possuam esse tipo de selo de certificação orgânica. No entanto, à medida que o preço aumenta, a predisposição a pagar mais diminui.

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Publicado

2017-02-24

Edição

Seção

Artigo