OS SABERES DOS SECRETÁRIOS DE JUIZADOS ESPECIAIS CÍVEIS CATARINENSES FRENTE À PROPOSTA DO NOVO SERVIÇO PÚBLICO

Authors

  • Adalto Aires Parada UDESC/ESAG
  • Graziela Dias Alperstedt UDESC/ESAG
  • Simone Ghisi Feuerschütte UDESC/ESAG

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v17n4.p401-415

Abstract

O artigo apresenta os saberes dos Secretários de Cartórios dos Juizados Especiais Cíveis de Santa Catarina, analisados sob a perspectiva do Novo Serviço Público. Os saberes são representados pelos recursos que expressam a competência do profissional para ultrapassar as situações complexas do trabalho. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa com delineamento de estudo descritivo e interpretativo. Os dados foram coletados por meio de pesquisa documental e entrevistas e analisados a partir da técnica de análise de conteúdo. Os resultados mostram que os saberes dos Secretários de Cartórios parecem estar alinhados à proposta do Novo Serviço Público, porém, também revelam que o modelo de administração do judiciário catarinense ainda se fundamenta em preceitos que não os apregoados pelo Novo Serviço Público.

Author Biographies

Adalto Aires Parada, UDESC/ESAG

Professor Colaborador da UDESC/ESAG, Mestre em Administração, Departamento de Administração Pública.

Graziela Dias Alperstedt, UDESC/ESAG

Professora Adjunta da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC, do Centro de Ciências de Administração e Sócio Econômicas/ESAG, Diretora de Pesquisa.

Simone Ghisi Feuerschütte, UDESC/ESAG

Professora Adjunta da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC, do Centro de Ciências de Administração e Sócio Econômicas/ESAG, Departamento de Administração Pública e do Mestrado Profissional em Administração

Published

2010-11-11

Issue

Section

Article