O USO DA OPINIÃO DOS EGRESSOS COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DE CURSOS: O CASO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR CATARINENSE

Authors

  • Lélis Balestrin Espartel PUC-RS

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v16n1.p102-114

Abstract

Muitos estudos têm usado a opinião de alunos para avaliar instituições, docentes, cursos e métodos de ensino. Entretanto, poucos avaliam a opinião dos egressos, que têm uma visão mais ampla do processo de ensino e capacidade de verificar a contribuição na sua formação pessoal e profissional. Este artigo apresenta a opinião deste público como ferramenta de gestão do ensino, utilizando-se de uma pesquisa quantitativa realizada junto a egressos de uma Instituição de Ensino Superior. Os resultados apontam a falta de diferenciais competitivos entre instituições e indicam a qualificação dos professores como o atributo mais importante, entre outros. A opinião do egresso mostrou-se importante no acompanhamento da trajetória profissional do aluno, devendo ser vista como ferramenta de controle estratégico e operacional

Author Biography

Lélis Balestrin Espartel, PUC-RS

Secretária

Published

2009-04-28

Issue

Section

Article