RENDIMENTO ACADÊMICO E OS ESTILOS DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO NA DISCIPLINA ANÁLISE DE CUSTOS

Authors

  • Lara Fabiana Morais Borges Universidade Federal de Uberlândia
  • Edvalda Araujo Leal Universidade Federal de Uberlândia
  • Taís Duarte Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Janser Moura Pereira Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v25n2(Mai/Ago).p161-176

Keywords:

Estilos de Aprendizagem, Rendimento Acadêmico, Ciências Contábeis.

Abstract

O objetivo foi verificar se o estilo de aprendizagem impacta no rendimento acadêmico nas avaliações formativas e somativas dos alunos que cursaram a disciplina de Análise de Custos, no curso de Ciências Contábeis. Oportunamente, comparou-se a associação do rendimento na disciplina citada e o rendimento do aluno no semestre, e também no coeficiente geral do curso. Para a análise do rendimento acadêmico utilizou-se a Teoria da Avaliação. Para a coleta de dados, utilizou-se o instrumento proposto por Felder e Soloman (1991), que possibilitou mensurar o estilo de aprendizagem. Para a análise dos dados utilizou-se estatística descritiva, e o teste de Wilcoxon. A amostra compreende 111 alunos matriculados no segundo semestre do ano de 2015 e primeiro semestre de 2016, representando 88% da população. Os resultados apontam a predominância dos estilos ativo, sensorial, visual e sequencial. Quanto ao rendimento acadêmico, verificaram-se maiores médias para as avaliações individuais (somativas). Na comparação do rendimento e os estilos de aprendizagem dos alunos, identificou-se um equilíbrio nas dimensões, ou seja, as médias são próximas tanto para avaliações individuais quanto em grupo e, também, nas médias do Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) semestral e geral. O teste não paramétrico Wilcoxon indicou não haver diferença na maioria dos resultados, com exceção entre a avaliação somativa e estilo sequencial/global.

Author Biographies

Lara Fabiana Morais Borges, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia.

Edvalda Araujo Leal, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Administração pela Fundação Getúlio Vargas - FGV/SP; professora adjunta da Universidade Federal de Uberlândia/ Faculdade de Ciências Contábeis

Taís Duarte Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia; Doutoranda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia

Janser Moura Pereira, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Estatística e Experimentação Agropecuária Professor Adjunto - Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia

Published

2018-10-05

Issue

Section

Article