COMO SE FORMAM OS CRITÉRIOS DE ESCOLHA DO CONSUMIDOR? ANÁLISE DO CONHECIMENTO PRÉVIO E DA BUSCA DE INFORMAÇÕES

Authors

  • Danielle Mantovani Lucena da Silva Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v18n1.p075-093

Abstract

Este estudo analisa o impacto do conhecimento prévio e da busca de informações sobre os critérios de escolha de produtos tecnológicos. O levantamento dos dados foi realizado com jovens universitários, que refletem um segmento de mercado significativo para as empresas de telefonia celular móvel, contexto no qual foi realizada a pesquisa. Na primeira fase foram feitas entrevistas em profundidade e identificados os principais atributos associados à avaliação de alternativas de telefonia celular. Na seqüência, a realização de um survey com 317 pesquisados. Como forma de identificar possíveis diferenças entre grupos de consumidores foi realizada uma Análise de Cluster a partir das preferências por atributos. A taxonomia apresentada sugere a presença de três clusters: Tecnológicos, Focados no Serviço e Utilitários.

Author Biography

Danielle Mantovani Lucena da Silva, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Administração e Marketing pela Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Published

2011-03-22

Issue

Section

Article