ADAPTAÇÃO ESTRATÉGICA ORGANIZACIONAL: UMA ANÁLISE ESTRATÉGICA DO SETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DE IJUÍ/RS, A PARTIR DO MODELO DO ECOCICLO ORGANIZACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.14210/alcance.v18n4.p498-515Abstract
Este artigo apresenta o estudo do processo de mudança estratégica organizacional do setor de Tecnologia da Informação de Ijuí/RS, no período que se estende de 1973 a 2008. De modo geral, o artigo descreve a história de evolução das organizações que integram esse setor e, consequentemente, a história do próprio setor. Interpreta os processos de mudança e adaptação estratégica dessas empresas à luz do modelo do Ecociclo Organizacional (HURST, 1995) e identifi ca as principais estratégias utilizadas pelas empresas do setor que determinaram a criação e consolidação do mesmo em Ijuí/RS, bem como sua importância no processo de desenvolvimento local. Utilizou-se de uma abordagem de pesquisa qualitativa, por meio de um estudo multicaso, em que foi analisado um conjunto de sete organizações do setor, selecionadas pelo critério da relevância das organizações na constituição do setor no município. Os procedimentos de coleta e análise de dados foram pautados pela abordagem da direct research (Mintzberg e McHugh, 1985), que utiliza um modo longitudinal de análise para identifi car os processos de mudança e adaptação estratégica das organizações. Os dados da pesquisa revelam que as organizações e o todo o setor passaram de um ciclo inicialmente caracterizado pela ação empreendedora, para um novo ciclo que tem na administração estratégica sua marca característica. Percebeu-se, ainda, que o estudo do Ecociclo do setor de Tecnologia da Informação de Ijuí demonstrou uma nova possibilidade de confi guração do modelo inicialmente proposto, ou seja, nas fases da crise e confusão do setor, caracterizadas pelo modelo, aparece uma trajetória estratégica não-prevista pelo modelo, o retorno à fase do gerenciamento estratégico.Downloads
Published
2011-12-23
Issue
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Article