SOCIEDADE E NEGÓCIOS: UM ESTUDO CORRELACIONAL ENTRE O PAPEL ESTRATÉGICO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA E O GRAU DE COMPROMETIMENTO SOCIAL DAS EMPRESAS BRASILEIRAS

Authors

  • Edson Ricardo Barbero
  • Adalberto Américo Fischmann

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v11n1.p137-156

Abstract

A Responsabilidade Social Corporativa (RSC) refere-se à idéia de que as empresas devem contribuir para o bem-estar da sociedade. Este tema vem recebendo uma cobertura sem precedentes, tanto no ambiente empresarial como no acadêmico. São oportunas, portanto, pesquisas que aprofundem seu entendimento. O estudo que deu origem a este artigo teve dois propósitos: 1) Elucidar como a RSC está presente nas Estratégias de Negócios das empresas brasileiras e 2) Analisar qual a relação existente entre tal presença e o grau de comprometimento social das empresas. O trabalho se caracterizou por uma análise sobre os dados coletados por Ficher e outros (2002a). Utilizouse, como forma de análise dos resultados, a técnica multivariada chamada Correlação Canônica. À guisa de uma conclusão, percebeu-se que, embora muitas empresas declarem dar importância à sinergia entre suas práticas sociais e as estratégias, poucas efetivaram tal relacionamento. Por outro lado, observou-se alta correlação positiva entre as empresas que desenvolvem esta associação e seus níveis de comprometimento social.

Author Biography

Edson Ricardo Barbero

Secretária

Published

2009-10-28

Issue

Section

Article