AVALIAÇÃO DAS AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL SOB A PERSPECTIVA DOS CONSUMIDORES DE SUPERMERCADOS

Authors

  • João Adamor Dias Neves Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Vitor Santos Lima Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Raimundo Wellington Araújo Pessoa Universidade Estadual do Ceará - UECE

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v18n1.p108-117

Abstract

Analisa-se neste artigo, na perspectiva do consumidor, a avaliação das ações de responsabilidade social das empresas de médio porte cearenses, mostrando a possível relação entre o resultado dessas ações e a vantagem competitiva. Especificamente, pretende-se: (1) conhecer a opinião do consumidor de supermercados sobre as ações de empresas socialmente responsáveis; (2) saber se essas empresas são ou não mais competitivas e (3) verificar a possível relação entre as ações de responsabilidade social dessas empresas e o respectivo desempenho comercial. Trata-se de estudo exploratório e descritivo quantitativo, por meio de pesquisa de campo via questionários junto a 385 consumidores. Com base nos resultados, pode-se dizer que, para os consumidores, a empresa socialmente responsável é aquela e que se preocupa com os empregados, oferecendo-lhes ambiente físico agradável e seguro, estendendo à família deles alguns benefícios adicionais, tornando-se assim o principal agente na promoção de ações socialmente responsáveis.

Author Biographies

João Adamor Dias Neves, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Professor e consultor de marketing desde 1975, em universidades públicas e privadas, brasileiras e portuguesas, atualmente, docente aposentado pela Universidade Estadual do Ceará – UECE e pesquisador na área de marketing.

Vitor Santos Lima, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Graduando em Administração e Bolsista de Iniciação Científica CNPq

Raimundo Wellington Araújo Pessoa, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Mestre em Administração e analista de projetos no Banco do Nodeste do Brasil

Published

2011-03-23

Issue

Section

Article