AVALIAÇÃO DA IMPORTÂNCIA PERCEBIDA E DA RECOMPENSA ATRIBUÍDA PELOS CONSUMIDORES A EMPRESAS COM RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

Authors

  • Luciana Flores Battistella UFSM
  • Aline Nadalin Velter UFSM
  • Márcia Zampieri Groohmann UFSM
  • Vania Medianeira Flores Costa UFSM

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v19n1.p35-51

Keywords:

Responsabilidade socioambiental. Importância. Recompensa.

Abstract

A preocupação com questões socioambientais faz com que as empresas se envolvam em programas que tenham esse foco. Porém ainda não está clara a postura do consumidor frente a estes esforços e os resultados de alguns estudos (CREYER; ROSS, 1997; BROWN; DACIN, 1997; GARCIA; SILVA; PEREIRA; ROSSI; BAZANINI, 2008) ainda são contraditórios. Assim, o presente artigo tem como propósito averiguar a relação entre a importância atribuída pelo consumidor ao comportamento empresarial socioambiental e a propensão do consumidor a recompensar o comportamento empresarial socioambiental. O estudo foi realizado com 166 estudantes do curso de Administração e utilizou a escala de Garcia et al. (2008). Por meio do método de regressões múltiplas, observou-se que o ajuste do modelo é satisfatório (RMSE - 0,086; χ²/gl - 2,21; GFI - 0,857; CFI - 0,904; NFI - 0,839) e que a relação causal entre importância e recompensa é de 98%. Comparando-se os resultados deste estudo com os do modelo original (GARCIA et al., 2008), observa-se que tanto as confi abilidades dos constructos como o fator de explicação foram superiores no presente estudo. Assim, esse artigo comprova que comportamentos responsáveis ambientalmente são recompensados pelos consumidores.

Author Biographies

Luciana Flores Battistella, UFSM

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Adjunta do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria.

Aline Nadalin Velter, UFSM

Bacharel em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Franciscano, Pós-Graduação lato sensu - MBA em Marketing pela Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getulio Vargas e mestranda em Administração da Universidade Federal de Santa Maria.

Márcia Zampieri Groohmann, UFSM

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Adjunta do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria.

Vania Medianeira Flores Costa, UFSM

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Administração pela Universidade Federal da Bahia. Professora Adjunta do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria.

Published

2012-05-14

Issue

Section

Article