A TEORIA DOS PAPÉIS E A DRAMATURGIA DO ENCONTRO DE SERVIÇO MÉDICO-CLIENTE

Authors

  • Karine Bessa Porto Pinheiro Faculdade Christus
  • Ana Augusta Ferreira De Freitas Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Adriana Carla Avelino Mazza Faculdade Integrada do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v17n3.p226-237

Abstract

O objetivo deste trabalho foi compreender possíveis consequências para o comportamento do consumidor que podem emergir do encontro médico-cliente, tomando como base a Teoria dos Papéis. Uma pesquisa qualitativa foi conduzida tendo como amostra teórica doze díades médico-cliente. Os achados indicam que médicos se percebem como atores, enquanto os clientes lhes parecem melhor posicionados como audiência, fato que pode ser alterado pela situação física do cliente. Há discrepância quanto à percepção da posição do outro no drama e críticas, por parte dos clientes, em relação ao distanciamento do médico. As consequências de uma boa ou má atuação são distintas.Uma boa atuação traz como consequência satisfação e boca-a-boca positivo; enquanto uma má gera quebra do relacionamento.

Author Biography

Karine Bessa Porto Pinheiro, Faculdade Christus

Secretária

Published

2010-07-13

Issue

Section

Article