A RELEVÂNCIA DOS ASPECTOS COGNITIVOS E AFETIVOS NAS AÇÕES DOS EMPREENDEDORES EM SEUS EMPREENDIMENTOS

Authors

  • Paulo Roberto Vidigal FACCAMP - FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA
  • Vânia Maria Jorge Nassif UNIVERSIDADE MACKENZIE e FACCAMP - Faculdade Campo Limpo Paulista

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v20n1.p038-057

Keywords:

Empreendedorismo. Aspectos cognitivos. Aspectos afetivos. Ações empreendedoras.

Abstract

O alto nível de competitividade forma um cenário no qual a identificação e a análise da importância dos aspectos cognitivos e afetivos nas ações dos empreendedores podem representar um diferencial para o desenvolvimento de seus empreendimentos. Este estudo tem por objetivo identificar e analisar a influência das dimensões dos aspectos cognitivos e afetivos dos empreendedores de micro e pequenas empresas em suas ações na fase inicial e de estabelecimento. Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória, cujo método é o qualitativo. O instrumento de coleta de dados utilizado foi a entrevista apoiada no roteiro semiestruturado. Participaram dez empreendedores: cinco na fase inicial de seus negócios e cinco já estabelecidos, sendo esse um dos critérios para a escolha do grupo de respondentes. Os resultados foram tratados por meio da técnica denominada análise de conteúdo, proposta por Bardin (1977) e analisados com base nos quatro aspectos cognitivos, quais sejam: conhecedor, planejador, criador e colaborador, conforme Van Den Broeck et al. (2003) e nos aspectos afetivos positivos e negativos, conforme Baron e Shane (2007). Os resultados revelam que nas ações dos empreendedores os aspectos afetivos possuem menor força que os aspectos cognitivos na fase inicial e vão ganhando importância ao passar para a fase de estabelecimento.

Author Biographies

Paulo Roberto Vidigal, FACCAMP - FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA

Mestre na área de Administração com foco em Empreendedorismo. Pós-graduado: Empreendedorismo na Engenharia; Planejamento e Controle Empresarial. Tem experiência como Docente, Consultor e Assessor em Administração de Empresas na área de empreendedorismo, Plano Estratégico; Plano de Negócios; Gestão de Pessoas (Desenvolvimento de Recursos Humanos).

Vânia Maria Jorge Nassif, UNIVERSIDADE MACKENZIE e FACCAMP - Faculdade Campo Limpo Paulista

Psicóloga, Mestre em Educação, Doutora em Administração Profa. Adjunto do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Mackenzie e Profa. do Programa de Mestrado Profissional da Faculdade Campo Limpo Paulista - FACCAMP. Coordenadora do Núcleo de Empreendedorismo e Desenvolvimento Empresarial - NEDE da Universidade Mackenzie. Pesquisadora da área de empreendedorismo. Consultora de MPE's na área de Pessoas. Autora de artigos científicos em revistas nacionais e eventos internacionais.

Published

2013-05-20

Issue

Section

Article