AVALIANDO MODELOS DE COMPETÊNCIAS A PARTIR DE UM CICLO INTERLIGADO DE LEGITIMAÇÃO E VALIDAÇÃO QUALITATIVA

Authors

  • Luciano Munck Universidade Estadual de Londrina
  • Mariana Gomes Musetti Munck
  • Rafael Borim de Souza Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v19n4.p519-535

Keywords:

Avaliação. Competências. Modelos de Competências. Organizações. Validação Qualitativa.

Abstract

Por meio deste artigo, propõe-se um ciclo interligado de legitimação e validação qualitativa de modelos de competências. Para tanto, buscou-se compreender a origem e a evolução dos estudos sobre as competências; analisar alguns modelos de competências com suas respectivas estratégias de operacionalização; e inter-relacionar as proposições advindas de estudos relacionados à pesquisa qualitativa com as contribuições existentes sobre processos de validação de modelos de competências e com o caminho metodológico percorrido por Markus, Cooper-Thomas e Allpress (2005). Este é um estudo teórico, classificado metodologicamente como uma pesquisa básica, qualitativa, exploratória e bibliográfica. O ciclo proposto é composto por três etapas: definição constitutiva, validade de construto (validade de conteúdo, validade de face e confiabilidade) e validade preditiva. A proposição deste ciclo interligado de legitimação e validação qualitativa de modelos de competências pretende auxiliar as organizações a descreverem suas realidades, inclusive com suas diferenças e contradições, para então desenvolverem soluções de gestão coerentes com seus respectivos modelos de competências.

Author Biographies

Luciano Munck, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (1997), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor da Universidade Estadual de Londrina e Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas, atuando principalmente nos seguintes temas: alinhamento estratégico, gestão sustentável, aprendizagem e gestão por competências. Atualmente coordena o MBA em Gestão de Pessoas e é vice-coordenador do mestrado em administração, ambos no departamento de administração da UEL. Desenvolve pesquisas com publicações em periódicos e anais científicos como RAM, RAUSP e ENANPAD. Desenvolve consultoria na área de gestão por competências.

Mariana Gomes Musetti Munck

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Londrina (2000), mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Londrina (2002) e doutorado em Engenharia (Engenharia de Produção) pela Universidade de São Paulo (2009). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria das organizações, aprendizagem, competências, ergonomia e sustentabilidade organizacional.

Rafael Borim de Souza, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Administração na linha de Administração de Tecnologia, Qualidade e Competitividade pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná (PPGADM-UFPR). Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá em Consórcio com a Universidade Estadual de Londrina (PPA-UEM/UEL) (2010), Especialista em Controladoria e Finanças pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2007) e em Gestão Empresarial pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (2008) e Bacharel em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006). Pesquisador inscrito no grupo de pesquisas: Pessoas, Competências e Sustentabilidade .Tem experiência na área de Administração, com interesses de pesquisa e publicações nos seguintes temas: responsabilidade social empresarial, sustentabilidade organizacional, desenvolvimento sustentável, crise ambiental, competências organizacionais e gestão de competências.

Published

2013-02-21

Issue

Section

Article