EM BUSCA DA SUSTENTABILIDADE ORGANIZACIONAL: A PROPOSIÇÃO DE UM FRAMEWORK

Authors

  • Luciano Munck Universidade Estadual de Londrina - Professor Doutor
  • Ana Claudia Bansi Universidade Estadual de Londrina - Mestranda
  • Bárbara Galleli Universidade Estadual de Londrina - Mestranda
  • Flavio Augusto Cella-de-Oliveira Universidade Estadual de Londrina - Mestrando

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v20n4.p460-477

Keywords:

Framework. Sustentabilidade Organizacional. Agir Organizacional.

Abstract

E ste artigo objetiva propor um framework capaz de representar a integração conceitual propiciadora de uma melhor compreensão da sustentabilidade em contexto organizacional. Tal proposição se justifica, pois após uma revisão da literatura sobre desenvolvimento sustentável, sustentabilidade e sustentabilidade organizacional, foi revelada a falta de um quadro teórico explicativo destes, de suas complexidades e de suas viabilizações em organizações. O objetivo de pesquisa demandou uma abordagem metodológica qualitativa, teórica, exploratória e bibliográfica, utilizando-se da análise conceitual. A orientação epistemológica do artigo alinha-se com as perspectivas da Teoria do Agir Organizacional de Maggi (2006), a qual define a organização como um processo de ações e decisões permanente, nunca finalizado, que se dissemina por todos os níveis. Como conclusões, destaca-se a possibilidade de compreender a Sustentabilidade Organizacional como delineadora e orientadora do equilíbrio sistêmico de outras três sustentabilidades: econômica, ambiental e social. Estas, por sua vez, consideradas processos de ações e decisões em constante construção, são delineadas pelo equilíbrio sistêmico advindo da combinação de três subagires organizacionais: ecoeficiência, inserção socioeconômica e justiça socioambiental. Por fim, o framework apresentado orienta as ações organizacionais de uma perspectiva macro, logo, recomenda-se que futuros estudos possam avançar na sua instrumentalização.

Author Biographies

Luciano Munck, Universidade Estadual de Londrina - Professor Doutor

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Viçosa (1997), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor da Universidade Estadual de Londrina e Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: alinhamento estratégico, gestão sustentável, aprendizagem e gestão por competências.

Ana Claudia Bansi, Universidade Estadual de Londrina - Mestranda

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Toledo Araçatuba/SP (2008). Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Comtemporânea de Recursos Humanos pela Universidade Estadual de Londrina UEL/PR (2010). Atualmente é aluna do mestrado em Adminstração pela Universidade Estadual de Londrina.

Bárbara Galleli, Universidade Estadual de Londrina - Mestranda

Doutoranda em Administração, na linha de Administração Geral, da Universidade de São Paulo (PPGA/USP). Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Londrina (PPGA/UEL) na linha de pesquisa Gestão das Organizações. Graduada pela mesma instituição no curso de Administração. Participa do grupo de pesquisas ‘Pessoas, Competências e Sustentabilidade’.

Flavio Augusto Cella-de-Oliveira, Universidade Estadual de Londrina - Mestrando

Mestrando em Administração pela Universidade Estadual de Londrina (Área de concentração: gestão e sustentabilidade), possui graduação em Administração pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2009). Atuando principalmente em assuntos relacionados a sustentabilidade e ecoeficiência em âmbito organizacional, assim como gestão por competências e recursos humanos.

Published

2014-05-28

Issue

Section

Article