POLÍTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS, COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL E SATISFAÇÃO NO TRABALHO NA LIVRARIA CULTURA

Authors

  • Gisela Demo Anderson School of Management, University of California, Los Angeles (UCLA), United States
  • Paula Martins Livraria Culrtura e Fundação Getúlio Vargas (FGV), Brasília, Brasil
  • Patrícia Roure Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Brasília (UnB), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v20n2.p237-254

Keywords:

Políticas de Gestão de Pessoas. Comprometimento organizacional. Satisfação no Trabalho.

Abstract

Os principais autores da área de Gestão de Pessoas (GP), como Legge (2006) e Wilkinson, Bacon, Redman e Snell (2010), concordam que as pessoas assumiram papel estratégico e relevante nas organizações. Considerando que as políticas de GP precisam contribuir para um maior comprometimento e satisfação no trabalho, esta pesquisa propôs-se a avaliar a relação existente entre tais variáveis, segundo a percepção dos colaboradores da Livraria Cultura, filial Brasília. Foram feitas análises de regressão linear múltipla padrão e hierárquica para testar e confirmar as relações dos modelos propostos. Os resultados confirmaram que as políticas de GP são preditoras do comprometimento organizacional e, mais ainda, da satisfação no trabalho. Esta pesquisa contribui para o avanço de estudos da área de Gestão de Pessoas e Psicologia Organizacional, apresentando uma maneira inovadora de mensurar políticas de GP e, para a organização pesquisada, serve como um diagnóstico, subsidiando os gestores da empresa em suas tomadas de decisão no afã de melhorar a satisfação e o comprometimento de seus colaboradores, o que pode traduzir-se em resultados organizacionais superiores. Limitações e recomendações para estudos futuros são discutidas.

Published

2013-07-16

Issue

Section

Article