CULTURA E LIDERANÇA NA EMPRESA PLANTAFLOR

Authors

  • Alexandre Antônio Vieira Universidade do Vale do Itajaí
  • Lediane Gasperi Universidade do Vale do Itajaí
  • Everton Luis Pellizzaro de Lorenzi Cancellier Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Graziela Dias Alperstedt Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v20n2.p272-288

Keywords:

Cultura, Liderança, Floricultura

Abstract

A empresa PLANTAFLOR é uma empresa atacadista que atua no setor de plantas ornamentais. Impulsionada pelo crescimento de mercado, procura também acompanhar essa evolução. Para tanto, vem estruturando alguns setores e revendo seu modelo de gestão, pois alguns problemas operacionais e, administrativos, têm acompanhado esta fase. Atualmente a empresa caracteriza-se como tipicamente familiar, com pouca formalização dos processos. Com a necessidade de crescimento, algumas questões ligadas à cultura e à liderança também começam a se destacar. O objetivo desse caso para ensino é justamente levar à reflexão e à discussão acerca de temas gerenciais, tais como liderança e cultura organizacional. Especificamente busca-se identificar a cultura e o estilo de liderança da organização, de modo a reconhecê-las como importantes atributos organizacionais que devem ser respeitados e trabalhados para que a empresa alcance o crescimento desejado.

Author Biographies

Alexandre Antônio Vieira, Universidade do Vale do Itajaí

Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade do Vale do Itajaí

Lediane Gasperi, Universidade do Vale do Itajaí

Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade do Vale do Itajaí

Everton Luis Pellizzaro de Lorenzi Cancellier, Universidade do Estado de Santa Catarina

Docente permanente do mestrado acadêmico e do mestrado profissional em administração da ESAG/UDESC

Graziela Dias Alperstedt, Universidade do Estado de Santa Catarina

Docente permanente do mestrado acadêmico e do mestrado profissional em administração da ESAG/UDESC

Published

2013-07-16

Issue

Section

Case for Teaching