O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS DE COMÉRCIO ELETRÔNICO SOB O OLHAR COMPORTAMENTAL: ESTUDO LONGITUDINAL DOS CASOS MERCADOLIBRE E EBAY

Authors

  • Felipe Bohrer Instituto Coppead/UFRJ
  • Luís Antônio da Rocha Dib Instituto Copped/UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v21n1.p126-151

Keywords:

Internacionalização de empresas. Born Globals. Comércio eletrônico.

Abstract

Foram estudados de forma qualitativa os casos das empresas de comércio eletrônico MercadoLibre, criada na Argentina em 1999, e eBay, concebida nos Estados Unidos em 1995, desde sua fundação até 2012. Os casos foram analisados utilizando arcabouço da literatura sobre internacionalização de empresas, contemplando tendências globais e fatores do país, da indústria, da empresa e do empreendedor. Foi constatada interação entre as quatro principais abordagens comportamentais sobre o processo de internacionalização: Modelo de Uppsala, perspectiva de networks, empreendedorismo internacional e Born Globals, sendo que nenhuma delas, de forma isolada, seria capaz de explicar os processos observados. Foi também encontrada forte relação entre a importância estratégica do país escolhido e o modo de entrada ou de operação seguido. Países com maior importância estratégica passavam a ser operados a partir de subsidiárias locais, enquanto países de menor importância possuíam operação remota.

Author Biographies

Felipe Bohrer, Instituto Coppead/UFRJ

Mestre em Administração

Luís Antônio da Rocha Dib, Instituto Copped/UFRJ

Chefe da Área de Marketing e Negócios Internacionais

Published

2014-08-19

Issue

Section

Article