ORGANIZAÇÃO E CULTURA DE INOVAÇÃO: ELEMENTOS CONCRETOS E FATORES PERCEBIDOS
DOI:
https://doi.org/10.14210/alcance.v15n2.p152-168Abstract
Neste estudo se buscou analisar as normas sociais como ferramentas de análise da gestão social das empresas, visando a verificar suas características e seus aspectos convergentes e divergentes. Os principais aspectos analisados em cada uma das áreas de avaliação social das empresas foram: o processo produtivo; as relações com a comunidade; as relações com os empregados e seus dependentes; e a integração dos sistemas de gestão. Trata-se de um estudo exploratório, com abordagem qualitativa, em que se realizou pesquisa bibliográfica, documental e análise comparativa do conteúdo dos documentos pesquisados. Estudaram-se as normas: SA 8000, AA 1000, ISO 14001 e ISO 26000, esta última ainda em fase de elaboração. Concluiu-se que estas normas apresentam semelhanças quanto ao processo produtivo, à relação com a comunidade e à integração dos sistemas de gestão. Recomenda-se sua utilização pelas empresas de forma complementar.Downloads
Published
2009-02-13
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Section
Article