MARKETING SOCIAL CORPORATIVO COMO ESTRATÉGIA PARA A VALORIZAÇÃO DE MARCAS:UM ESTUDO DA PERSPECTIVA DO CONSUMIDOR DE ALIMENTOS DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.14210/alcance.v15n2.p243-261Abstract
O artigo aborda implicações da adoção de marketing social corporativo como estratégia para valorização de marcas. Por meio de pesquisa nas seis maiores cidades do Estado do Paraná, buscou-se investigar a percepção dos consumidores de produtos alimentícios das maiores indústrias de alimentos paranaenses com relação às ações em marketing social corporativo. Dois construtos foram considerados para mensuração: valoração na compra e valoração da ação social. Os resultados mostram que os consumidores atribuem pouca importância ao vínculo entre marca e causa social no momento da compra e, ainda, demonstram desconhecimento sobre esse vínculo. Todavia, em situação hipotética de conhecimento, valorizam marcas socialmente responsáveis. Fica evidente, portanto, a necessidade de melhor compreensão por praticantes e acadêmicos sobre o papel da adoção de ações sociais na elaboração de estratégias corporativas, especialmente aquelas vinculadas a marketing. Palavras-chave: Marketing social corporativo. Comportamento do consumidor. Estratégia de marcas.Downloads
Published
2009-02-13
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Article