MARKETING SOCIAL CORPORATIVO COMO ESTRATÉGIA PARA A VALORIZAÇÃO DE MARCAS:UM ESTUDO DA PERSPECTIVA DO CONSUMIDOR DE ALIMENTOS DO PARANÁ

Authors

  • Agnaldo Keiti Higuchi UEM
  • Francisco Giovanni David Vieira UEM

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v15n2.p243-261

Abstract

O artigo aborda implicações da adoção de marketing social corporativo como estratégia para valorização de marcas. Por meio de pesquisa nas seis maiores cidades do Estado do Paraná, buscou-se investigar a percepção dos consumidores de produtos alimentícios das maiores indústrias de alimentos paranaenses com relação às ações em marketing social corporativo. Dois construtos foram considerados para mensuração: valoração na compra e valoração da ação social. Os resultados mostram que os consumidores atribuem pouca importância ao vínculo entre marca e causa social no momento da compra e, ainda, demonstram desconhecimento sobre esse vínculo. Todavia, em situação hipotética de conhecimento, valorizam marcas socialmente responsáveis. Fica evidente, portanto, a necessidade de melhor compreensão por praticantes e acadêmicos sobre o papel da adoção de ações sociais na elaboração de estratégias corporativas, especialmente aquelas vinculadas a marketing. Palavras-chave: Marketing social corporativo. Comportamento do consumidor. Estratégia de marcas.

Author Biography

Agnaldo Keiti Higuchi, UEM

Secretária

Published

2009-02-13

Issue

Section

Article