APLICABILIDADE DE MODELO DE NEGÓCIOS EM INCUBADORAS DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA PARA SUA AUTOSSUSTENTABILIDADE: UM ESTUDO EM INCUBADORAS PORTUGUESAS / APPLICABILITY OF THE BUSINESS MODEL TO INCUBATORS OF TECHNOLOGY COMPANIES FOR THEIR SELF-SUSTAINABILITY: A STUDY OF PORTUGUESE INCUBATORS

Authors

  • Antonio Lobosco Universidade Nove de Julho
  • Emerson Antonio Maccari Universidade Nove de Julho
  • Priscila Rezende da Costa Universidade Nove de Julho
  • Martinho Isnard Ribeiro de Almeida Universidade de São Paulo- USP

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v22n4.p490-517

Abstract

Incubadoras de empresas podem ser estratégicos mecanismos para os processos de inovação e desenvolvimento econômico de países, estados, municípios e empresas. Houve ao longo da primeira década de 2000 um crescimento no número de incubadoras de empresas no Brasil, porém, na segunda década, verificou-se queda nestes números, diversas encerraram suas atividades e muitas vêm enfrentando dificuldades financeiras. Em relação às incubadoras de base tecnológica (IEBT´s), estudos questionam sobre a efetividade do seu modelo de gestão e processo de incubação. O objetivo deste trabalho é propor um modelo de negócios para IEBT´s que contribua para sua autossustentabilidade com base nas experiências de incubadoras portuguesas. A metodologia empregada foi a qualitativa, utilizando estudos de casos múltiplos em incubadoras de empresas portuguesas. Propõe-se a utilização do Modelo de Negócios para IEBTs - MONIBTEC, elaborado com base no CANVAS (OSTERWALDER; PIGNEUR; 2011), adaptado à realidade das IEBT´s brasileiras. Suas variáveis foram aferidas e elaboradas junto aos gestores de incubadoras envolvidos no processo de incubação. Principais conclusões: sugere-se que uma IEBT, ao criar e estruturar seu modelo de negócios, analise o perfil empreendedor da região para alinhar suas atividades ao seu público; possua uma equipe de gestão profissionalizada e menos paternalista; reveja sua estrutura de custos; identique formas de participação societária junto aos incubados; e identifique novas formas de apoio aos empreendedores. Palavras-chave: Incubadoras de empresas. Incubadoras de empresas de base tecnológica. Modelo de negócios para incubadoras de empresas de base tecnológica. Abstract Business incubators can be mechanisms for strategic innovation processes and economic development of countries, states, towns, and companies. Throughout the first decade of the 2000s, there was an increase in the number of business incubators in Brazil. However, in the second decade, there has been drop in these numbers, with many of them closing down, and many others facing financial difficulties. Studies on technology-based incubators have questioned the effectiveness of their management model and incubation process. The aim of this study is to propose a business model for technology-based incubators that will contribute to their selfsustainability, based on the experiences of Portuguese incubators. A qualitative methodology was used, as well as multiple case studies of Portuguese business incubators. The use of the Business Model for Technologybased Incubator – MONIBTEC was proposed, created based on CANVAS (OSTERWALDER; PIGNEUR; 2011), and adapted to the reality of the Brazilian technology-based incubators. Their variables were measured and elaborated by the actors directly involved in the process of company incubation – the incubator managers. Main conclusions: it is suggested that a technology-based incubator, when it creates and structures its business model, should analyze the entrepreneurial profile of the region, in order to align its activities with its public; it should also have a professionally trained, less paternalistic management team; review its cost structure; identify forms of equity interest with the incubators; and identify new ways to support entrepreneurs. Keywords: Business incubators. Technological basis business incubators. Business model for technology-based business incubators.

Author Biographies

Antonio Lobosco, Universidade Nove de Julho

Possui graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS pela Universidade Sao Judas Tadeu (1991) e Doutorado em Administração pela Universidade Nove de Julho (2014), Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) - Linha de Pesquisa Estratégia e Mestrado em Administração de Empresas - Linha de Pesquisa em Marketing pela Universidade Sant´Anna (2004). Atualmente é Professor Titular da Universidade Nove de Julho. Qualificações profissionais: Profissional com 19 anos de experiência na Área Educacional, ministrando disciplinas nas áreas de Administração e Informática. Atuação como Professor nas disciplinas: Administração Estratégica; Administração de Sistemas de Informação; Política de Negócios; Projetos Empreendedores; Teoria Geral da Administração - TGA; Seminários Avançados de Administração, Planejamento de Marketing; Organização Sistemas e Métodos; Recursos Computacionais; Introdução à Ciência da Computação; Aplicativos WINDOWS, OFFICE. Experiência em Ensino à Distância, na plataforma WEBCT e Moodle, lecionando diversas disciplinas, inclusive gravando Tele-Aulas. Orientador de Trabalhos de Conclusão de Curso.

Emerson Antonio Maccari, Universidade Nove de Julho

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo - USP (2008) com Estágio Doutoral na University of Massachusetts Amherst - USA (2007). Mestre em Administração pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2002). Graduado em Administração (2000) e em Ciências da Computação (1996) pela FURB. Especialista em Tecnologia da Informação aplicada à Gestão de Negócios pela FURB/INPG (1999). Pesquisador Bolsista de Produtividade (PQ2/CNPq). Foi Diretor do Mestrado Profissional em Administração: Gestão de Projetos MPA-GP - UNINOVE (2010-2012). Atualmente é Diretor do Programa de Pós-Graduação em Administração PPGA - UNINOVE. Pesquisa nos seguintes temas: Gestão da Pós-Graduação; Gestão Estratégica da Pós-Graduação; Sistema de Avaliação da Pós-Graduação; Sistema de Avaliação da CAPES; Estratégia em Projetos Educacionais; Administração da Tecnologia da Informação. Participou da elaboração de propostas para implantação de Programas de Mestrado e Doutorado no Sistema APCN da CAPES nas áreas: Administração, Contabilidade, Turismo, Educação, Engenharia, Direito e Saúde. Desde 1999, vem acompanhando programas de Pós-Graduação na avaliação da CAPES, com destaque para os Programas de Mestrado e Doutorado da UNINOVE e Programa de Pós-Graduação em Administração da USP. Participou do desenvolvimento de periódicos científicos no sistema OJS (Open Journal System). Atuou como editor adjunto da Revista de Administração e Inovação RAI (2009-2010). Atualmente atua como Editor Adjunto da Revista de Gestão e Projetos GeP e editor de Seção da Revista Eletrônica de Ciência Administrativa - RCADM. Atuou como líder de track do ENANPAD e Simpósio/ANPAD nos tracks: "Inovação e Gestão de Projetos" (2010-2012). Participou, em 2010 da Avaliação Trienal (2007-2009) realizada pela CAPES na condição de consultor Ad hoc. Participa de visitas a programas de pós-graduação na área de administração atendendo solicitações da CAPES. Membro do Comitê Organizador do International Academy of Management and Business - IAMB 2014. Coordenador do Consórcio Doutoral da ANPAD - 2014.

Priscila Rezende da Costa, Universidade Nove de Julho

Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo FEA/USP (2012). Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo FEA-RP/USP (2007). Graduada em Administração pela Universidade Federal de Lavras UFLA (2005). Atualmente é professora titular da Universidade Nove de Julho (UNINOVE) no Programa de Pós-graduação em Administração. Coordena projeto de pesquisa financiado pelo CNPq (471875/2014-7), intitulado "Geração de Inovações para o Desenvolvimento Sustentável: Um Estudo com Empresas de Base Tecnológica de Economias Emergentes". Nos programas de Mestrado e Doutorado, leciona as disciplinas Gestão e Internacionalização do Empreendedorismo Inovador e Tópicos Especiais em Inovação . É também avaliadora de periódicos na área de Administração, como RAUSP, Future Studies Research Journal, Internext e Gestão & Regionalidade. Participa do Grupo de Pesquisa Inovação e Sustentabilidade (UNINOVE), do Núcleo de Política e Gestão Tecnológica da USP (PGT/USP) e do Núcleo de Pesquisas em Inovação, Gestão Empreendedora e Competitividade (INGTEC/USP) <http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/5631049543029993>. Tem experiência na área de Administração e seus principais temas de pesquisa são cooperação empresa-universidade, capacidades dinâmicas, gestão e internacionalização da inovação.

Martinho Isnard Ribeiro de Almeida, Universidade de São Paulo- USP

Possui graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (1973), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1985), doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1995) e Livre-docencia em Administração pela Universidade de São Paulo (2004) . Atualmente é professor associado da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Geral, atuando principalmente nos seguintes temas: administração estratégica, planejamento estratégico, empreendedorismo e inovação.

Published

2016-03-24

Issue

Section

Article