MUITO ALÉM DAS CURVAS: A EXPERIÊNCIA DE CONSUMO DAS MULHERES BRASILEIRAS PLUS SIZE NO VAREJO DE MODA
DOI:
https://doi.org/10.14210/alcance.v25n1(Jan/Abr).p079-092Palabras clave:
experiência de consumo, varejo de moda, plus sizeResumen
Considerando a crescente relevância do papel estratégico da perspectiva experiencial para as organizações, este artigo investiga o conceito de experiência de consumo sob a ótica das consumidoras de moda plus size. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual foram realizadas 22 entrevistas em profundidade. Os resultados foram analisados utilizando análise de conteúdo temática, resultando em cinco categorias temáticas: experiência pré-consumo, experiência de compra, experiência com o produto, experiência com a moda plus size e consequências da experiência de consumo. Dentre os principais achados, destacam-se a urgência de adequação da oferta de itens do vestuário condizentes com as necessidades físicas e psicológicas deste público, a influência das atitudes dos vendedores e da ambientação dos estabelecimentos comerciais, o fortalecimento da moda plus size e os impactos na autoestima e aceitação que a experiência de consumo proporciona às mulheres acima do peso. Como resultado central, a identificação de cinco dimensões da experiência de consumo para o segmento de moda plus size configura um ponto de partida útil para a realização de futuras investigações e para o avanço teórico-empírico sobre o tema.Descargas
Publicado
2018-11-19
Número
Sección
Artigo