MUITO ALÉM DAS CURVAS: A EXPERIÊNCIA DE CONSUMO DAS MULHERES BRASILEIRAS PLUS SIZE NO VAREJO DE MODA

Autores/as

  • Fernanda Bueno Cardoso Scussel Universidade Federal de Santa Catarina
  • Suele Camatini Universidade Federal de Santa Catarina
  • Bernardete Cristina Rezende Universidade Federal de Santa Catarina
  • Martin De La Martinière Petroll Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v25n1(Jan/Abr).p079-092

Palabras clave:

experiência de consumo, varejo de moda, plus size

Resumen

Considerando a crescente relevância do papel estratégico da perspectiva experiencial para as organizações, este artigo investiga o conceito de experiência de consumo sob a ótica das consumidoras de moda plus size. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual foram realizadas 22 entrevistas em profundidade. Os resultados foram analisados utilizando análise de conteúdo temática, resultando em cinco categorias temáticas: experiência pré-consumo, experiência de compra, experiência com o produto, experiência com a moda plus size e consequências da experiência de consumo. Dentre os principais achados, destacam-se a urgência de adequação da oferta de itens do vestuário condizentes com as necessidades físicas e psicológicas deste público, a influência das atitudes dos vendedores e da ambientação dos estabelecimentos comerciais, o fortalecimento da moda plus size e os impactos na autoestima e aceitação que a experiência de consumo proporciona às mulheres acima do peso. Como resultado central, a identificação de cinco dimensões da experiência de consumo para o segmento de moda plus size configura um ponto de partida útil para a realização de futuras investigações e para o avanço teórico-empírico sobre o tema.

Biografía del autor/a

Fernanda Bueno Cardoso Scussel, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Administração na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Mestre em Administração pela Universidade de Brasília (UnB)

Suele Camatini, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Bernardete Cristina Rezende, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Administração na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Martin De La Martinière Petroll, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Publicado

2018-11-19

Número

Sección

Artigo