DA CONGRUÊNCIA DE VALOR ENTRE BOUNDARY SPANNERS À SATISFAÇÃO EM MERCADOS B2B: UMA PERSPECTIVA TEÓRICA

Autores/as

  • Thayane Woellner Sviercoski Manosso Universidade de Passo Fundo
  • Verner Luis Antoni Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v25n2(Mai/Ago).p194-210

Palabras clave:

Relacionamentos B2B, Congruência de Valor, Boundary Spanners.

Resumen

Os relacionamentos interorganizacionais dependem, entre outros fatores, das relações interpessoais desenvolvidas pelos agentes que atuam como representantes das empresas no mercado, os chamados boundary spanners. Como qualquer outro indivíduo, esses atores têm valores pessoais que influenciam seu comportamento e, por consequência, o desempenho da organização em que esse indivíduo atua. Por isso, selecionar parceiros comerciais que tenham valores semelhantes pode interferir no nível de satisfação em um relacionamento B2B. Para entender essas relações, este artigo, de cunho teórico, buscou na literatura o subsídio para a criação de hipóteses que ampliem o conhecimento sobre a influência da congruência de valores entre os boundary spanners e sua relação com a satisfação do relacionamento interorganizacional. Como resultado, foram desenvolvidas cinco hipóteses a serem testadas empiricamente em pesquisas futuras, com o intuito de corroborar os resultados teóricos, apresentadas sinteticamente em um modelo teórico.

Biografía del autor/a

Thayane Woellner Sviercoski Manosso, Universidade de Passo Fundo

Aluna de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGAdm, da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis, da Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo/RS.

Verner Luis Antoni, Universidade de Passo Fundo

Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGAdm, da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis, da Universidade de Passo Fundo (UPF/RS), Passo Fundo/RS.

Publicado

2018-10-05

Número

Sección

Artigo