CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO INTERNACIONAL: UM ESTUDO DO ACESSO DE EMPRESAS CEARENSES AO MERCADO EXTERIOR
DOI:
https://doi.org/10.14210/alcance.v11n1.p121-136Resumen
O objetivo dessa pesquisa é identificar os canais de distribuição internacional utilizados pelas empresas exportadoras cearenses e analisar a importância do canal mais comumente utilizado para a mudança da condição de não-exportadora para exportadora. Trata-se de uma pesquisa exploratória, tendo sido aplicado um questionário numa amostra não-probabilística por acessibilidade de 26 empresas. Os resultados comprovaram a seleção do canal de distribuição indireto como principal forma inicial de acesso das empresas exportadoras cearenses ao mercado internacional; que essa seleção recai sobre o uso do intermediário; que o estímulo para envolvimento inicial também se dá através de pedidos feitos por terceiros. Percebeu-se uma evolução do canal indireto para o canal direto entre o início das exportações pelas empresas pesquisadas e o atual estágio e que as principais razões citadas para o canal que utilizam no momento são relacionadas à capacidade financeira e gerencial das empresas.Descargas
Publicado
2009-10-28
Número
Sección
Artigo