O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE PRODUTOS ORGÂNICOS EM FLORIANÓPOLIS: UMA ABORDAGEM ESTRATÉGICA

Autores/as

  • Aline Knopp Kohlrausch
  • Lucila Maria de Souza Campos
  • Paulo Mauricio Selig

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v11n1.p157-177

Resumen

O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa que buscou identificar e caracterizar a relação do consumidor de produtos orgânicos de supermercado com o selo ambiental. Trata-se de uma pesquisa exploratória com uma abordagem qualitativa e que teve como meios de investigação a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. O instrumento de coleta das informações foi um questionário composto por amostras nãoprobabilísticas do tipo intencionais. Demonstrou-se que tanto a qualidade de vida das pessoas, como a preservação do meio ambiente, dependem também de práticas individuais na busca por produtos alternativos que não impactem tanto o planeta. Através da aplicação deste questionário foi constatada a falta de conhecimento dos consumidores em relação ao selo ambiental, bem como que a rotulagem ambiental especifica a norma, tende a trazer ótimos retornos para o produtor, distribuidor e principalmente para os consumidores.

Biografía del autor/a

Aline Knopp Kohlrausch

Secretária

Publicado

2009-10-28

Número

Sección

Artigo