INDICADORES DE PERFORMANCE PARA PROJETOS SOCIAIS: A PERSPECTIVA DOS STAKEHOLDERS
DOI:
https://doi.org/10.14210/alcance.v11n3.p423-444Resumen
O presente trabalho pretende contribuir para a construção de uma metodologia de avaliação para projetos sociais, considerando a perspectiva dos diversos stakeholders envolvidos, propondo a segmentação da análise de retorno do investimento social por categorias (primeiro setor, segundo setor, terceiro setor, comunidade e parceria), desenvolvendo instrumentos de pesquisa que permitam uma avaliação quantitativa e qualitativa, através da parametrização de indicadores de performance. O referencial teórico contemplará, em um primeiro momento, a evolução do conceito de Responsabilidade Social, a dimensão estratégica e as vantagens sob a perspectiva de investimento social; em um segundo momento, será apresentada uma retrospectiva das ações sociais, sua aplicação e o desenvolvimento de alianças intersetoriais; finalmente, serão discutidas as diferentes abordagens sobre avaliação de projetos, estruturação de indicadores e instrumentos de gestão social existentes. Além de propor a metodologia em questão, foram realizados estudos exploratórios iniciais para analisar a opinião de gestores das organizações parceiras do Programa Mamamiga, selecionado para iniciar os estudos propostos: Prefeitura de Contagem, TIM, FIEMG, Asprecam (Associação de Prevenção do Câncer na Mulher) e Pastoral da Criança.Descargas
Publicado
2009-10-28
Número
Sección
Artigo