A INFLUÊNCIA DE ESTILOS MUSICAIS EM CONSUMIDORES DE LOJA POPULAR
DOI:
https://doi.org/10.14210/alcance.v19n2.p147-164Palabras clave:
Percepção. Música ambiente. Comportamento do consumidor. Varejo.Resumen
A experiência sonora tem sido utilizada com efi ciência para chamar a atenção do consumidor, e pode ser determinante para defi nir o seu humor no ponto de venda. O objetivo do estudo foi investigar a infl uência da variação do estímulo sonoro sobre o consumidor em uma loja de moda popular em uma capital do Nordeste brasileiro. Esta pesquisa se classifi ca como descritiva e explicativa. Além disso, de acordo com Gunther (2006), trata-se de uma pesquisa de campo, sendo, portanto, qualitativa e quantitativa. A pesquisa consistiu de duas etapas, sendo a primeira de caráter exploratório, em que foram levantados os dados iniciais a fi m de se obter uma melhor compreensão do comportamento do consumidor e da sua percepção do ambiente de compra. Na segunda etapa foi realizado um trabalho descritivo com a aplicação de um survey (levantamento). Para tanto foi utilizada a Escala de Julgamento da Qualidade do Ambiente (FISHER, 1974), modifi cada de acordo com as sugestões de Belizzi et al. (1983), e fundamentada no modelo PAD de Mehrabian e Russel (1974). Os resultados da pesquisa foram tabulados utilizando-se o pacote estatístico SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). Foi feito um teste de correlação nas variáveis observadas. Variáveis com maior correlação passaram por uma regressão linear múltipla (sendo a variável dependente o fator tempo), para verifi car a real infl uência das variáveis independentes sobre o tempo percebido. Foram encontradas diferenças signifi cativas entre os efeitos dos estímulos sonoros sobre homens e mulheres, sendo que estas se mostraram mais sensíveis à mudança no gênero musical. O gênero musical “Forró” apresentou os melhores resultados no que diz respeito à percepção de tempo permanecido na loja e na probabilidade de retorno, para ambos os sexos.Descargas
Publicado
2012-07-24
Número
Sección
Artigo