A GESTÃO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO E O PERFIL DE INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS DOS COORDENADORES: UM ESTUDO DE CASO COM AS IFES DO RS

Autores/as

  • Carolina Freddo Fleck Universidade Federal do Pampa
  • Breno Augusto Diniz Pereira Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v18n4.p536-553

Resumen

Este estudo teve como objetivo verifi car o perfi l de inteligências múltiplas dos coordenadores de pósgraduação das universidades federais do Rio Grande do Sul. Percebe-se em estudos atuais uma tendência de que as empresas podem utilizar as inteligências múltiplas de forma a auxiliar o desenvolvimento do potencial de seus funcionários, quando estes integram equipes de desenvolvimento organizacional. Nesse sentido foi realizada uma Survey com questionário auto-administrado abordando as questões relacionadas a Inteligências Múltiplas e caracterização dos coordenadores participantes, como forma de responder ao objetivo da pesquisa. Considerando que o trabalho parte de uma amostra mínima aceitável dos coordenadores dos programas de pós-graduação lato sensu e stricto sensu das Ifes do Rio Grande do Sul. Os resultados aqui encontrados apontam para relação direta entre o perfi l de inteligências múltiplas dos coordenadores de pós-graduação e suas áreas de atuação, bem como características já identifi cadas para perfi s administrativos. Considera-se que os resultados aqui apresentados servem como um passo inicial para o aprofundamento da teoria das inteligências múltiplas nas diferentes áreas, em especial a da administração.

Biografía del autor/a

Carolina Freddo Fleck, Universidade Federal do Pampa

Graduada em Relações Públicas pela UFSM Especialista em Comunicação Empresarial pela UNISC Mestre em Administração pela UFSM Doutoranda em Adminitração pela UFRGS Professora Assistente e Coordenadora de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIPAMPA - Campus Santana do Livramento

Breno Augusto Diniz Pereira, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Administração pela UFRGS Professor Adjunto da Graduação e Mestrado em Administração da UFSM

Publicado

2011-12-13

Número

Sección

Artigo