MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS E IMPACTO CULTURAL: UM ESTUDO DE CASO DE AQUISIÇÃO

Autores/as

  • Luciana Fagundes Da Silveira Puc-Mg
  • Fernando Coutinho Garcia Faculdade Novos Horizontes

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v17n3.p254-264

Resumen

Este trabalho focaliza as temáticas “cultura organizacional” e “mudança”, buscando explicitar como sobrevive a cultura de uma empresa nacional, a partir do processo de sua aquisição por uma organização multinacional do mesmo ramo. Na tentativa de fundamentar tal discussão, procede-se a uma revisão conceitual e histórica sobre cultura de empresa e cultura nacional, com base em pesquisas bibliográfi cas. O estudo conta, ainda, com depoimentos de colaboradores que vivenciaram as mudanças de gestão, arquitetônica e de marca, símbolos, ritos, crenças, valores e cerimônias. Esses depoimentos revelaram a perda de referências e a possibilidade de construção de uma nova história. Também foram ouvidos estrangeiros responsáveis pela implementação do novo modelo gerencial.

Biografía del autor/a

Luciana Fagundes Da Silveira, Puc-Mg

Secretária

Publicado

2010-07-13

Número

Sección

Artigo