SATISFAÇÃO DOS EGRESSOS EM ADMINISTRAÇÃO, ECONOMIA E CONTABILIDADE E DESEMPENHO PROFISSIONAL

Autores/as

  • Patricia Morilha Muritiba Universidade Nove de Julho
  • Sérgio Nunes Muritiba Universidade Nove de Julho
  • Lindolfo Galvão de Albuquerque Universidade de São Paulo
  • Maurício Serpa Barros de Moura

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v19n3.p308-326

Palabras clave:

Ensino superior. Satisfação. Desempenho profissional

Resumen

As pesquisas de satisfação dos estudantes são objeto de interesse de educadores, professores e profissionais de planejamento das universidades. Alguns estudos sugerem, porém, que a satisfação dos egressos também influencia no seu desempenho no mercado de trabalho. Este estudo analisa como se relacionam o estágio profissional atual e a satisfação dos egressos com relação ao curso de graduação que eles fi zeram. Para isso, foi construído um instrumento de coleta de dados baseado nos indicadores de qualidade do MEC e da Capes – órgãos de avaliação dos cursos superiores no Brasil – aliados a estudos científicos sobre o perfil da educação superior no futuro, de Hankin (1991) e Rossman (1992). Mediante uma survey, o instrumento foi aplicado a 153 egressos dos cursos de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Os resultados mostraram que o grupo de ex-alunos mais satisfeitos com o curso também são aqueles que assumiram posições hierárquicas mais altas e com maiores salários depois de formados. Outro achado é com relação à percepção de qualidade dos cursos por meio do instrumento desenvolvido, o que traz elementos para que educadores e gestores educacionais realizem melhorias nos cursos aqui analisados. Condizente com estudos anteriores propõe-se que as instituições de ensino atentem para a melhoria contínua dos seus cursos e instalações para melhorar o desempenho dos seus egressos no mercado de trabalho e, consequentemente, sua competitividade.

Biografía del autor/a

Patricia Morilha Muritiba, Universidade Nove de Julho

Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração

Sérgio Nunes Muritiba, Universidade Nove de Julho

Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração

Lindolfo Galvão de Albuquerque, Universidade de São Paulo

Professor titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP

Publicado

2012-11-21

Número

Sección

Artigo