RISCO, BENEFÍCIO, PREÇO, CRENÇA E AUTOIMAGEM: UMA ABORDAGEM MULTIDIMENSIONAL DO COMPORTAMENTO TABAGISTA DOS JOVENS UNIVERSITÁRIOS

Autores/as

  • Evandro Luiz Lopes Universidade Nove de Julho (SP)
  • Claudia Rosa Acevedo Universidade Nove de Julho SP
  • Ronie Galeano UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v20n2.p255-271

Palabras clave:

Tabagismo. Riscos. Benefícios. Jovens. Autoimagem.

Resumen

Não é de hoje que os males causados pelo fumo são discutidos no cenário mundial. Tanto do ponto de vista da saúde pública como sob a ótica da economia, vários já foram os trabalhos que dimensionaram o impacto do consumo de cigarros e outros derivados do tabaco. Diante disso, os autores buscaram estabelecer a relação entre risco percebido, benefício percebido, crença antitabagista e percepção de preço e o comportamento em relação ao tabagismo, além de proporem a utilização da teoria da dualidade da autoimagem como fator moderador desta relação. Para tanto, foi realizado um survey, em corte transversal, junto a 450 estudantes universitários. Por meio de análise fatorial exploratória, correlação bivariada e modelagem de regressões lineares multivariadas, com utilização do pacote estatístico SPSS for Windows na versão 13.0, constatou-se que: (1) existe relação negativa entre risco percebido e o comportamento em relação ao tabagismo; (2) existe relação negativa entre o preço percebido de cigarros e a percepção de benefícios em fumar; (3) existe relação negativa entre a percepção de benefícios e o comportamento dos estudantes em relação ao tabagismo; (4) existem evidências de que estudantes de perfil independente são mais suscetíveis ao tabagismo quando comparados aos estudantes de perfil interdependente.

Biografía del autor/a

Evandro Luiz Lopes, Universidade Nove de Julho (SP)

Mestre e Doutor em Administração de Enpresas pela Universidade Nove de Julho. Atualmente é professor (Marketing) do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Nove de Julho

Claudia Rosa Acevedo, Universidade Nove de Julho SP

Doutora em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas

Ronie Galeano, UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor

Publicado

2013-07-16

Número

Sección

Artigo