O FENÔMENO DAS COMPRAS COLETIVAS PELA INTERNET: O CASO PEIXE URBANO

Autores/as

  • Ana Paula Kieling UNIVALI / UFSC
  • Maria Luiza da Silva Costa UNIVALI
  • Maycon Pierre Til UNIVALI
  • Ricardo Boeing da Silveira UNIVALI - PPGA

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v20n1.p139-148

Palabras clave:

Compras coletivas. Comércio eletrônico. Marketing digital.

Resumen

As compras coletivas surgiram no Brasil em meados de 2010 e rapidamente fixaram-se como uma forte fonte de publicidade digital ao intermediar relações entre clientes e empresas na modalidade de comércio digital de produtos e serviços. Seu diferencial consiste em ofertar vantagem a seus stakeholders – clientes e investidores, seja por meio de descontos nas compras, como por meio de marketing digital. O caso em questão aborda o tema ao ilustrar o comportamento de uma estudante brasileira adicta ao website Peixe Urbano, portal da Internet que incorporou o país ao fenômeno das compras coletivas, e levará o leitor a compreender e questionar as nuances do mercado digital, bem como a forte influência do comércio eletrônico como base do negócio.

Biografía del autor/a

Ana Paula Kieling, UNIVALI / UFSC

Administradora com habilitação em Comércio Exterior pela FAMES, com atualização em Gestão de Pessoas pela FGV, MBA em Marketing Estratégico pela UNIVALI e atualmente cursando Mestrado em Administração na UFSC.

Publicado

2013-05-20

Número

Sección

Caso para Ensino