A RELAÇÃO ENTRE O ÍNDICE GERAL DE CURSO E O PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL: ANÁLISE DE FACULDADES ISOLADAS

Autores/as

  • Thiago Henrique Almino Francisco Faculdade Capivari - FUCAP
  • Pedro Antônio de Melo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Julio Eduardo Ornelas Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Alexandre Moraes Ramos Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v20n2.p186-202

Palabras clave:

IGC, PDI, PPI.

Resumen

O artigo versa sobre um estudo que tem a intenção de apresentar as principais ações que confirmam a relação entre o Índice Geral de Curso (IGC) e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) na perspectiva do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) no contexto de faculdades isoladas localizadas no sul do estado de Santa Catarina. No escopo teórico, a pesquisa elenca aspectos que contextualizam a estrutura das faculdades isoladas, considerando a expansão proporcionada a partir de 1996 sob o advento da LDB. Elenca, ainda, considerações sobre o PDI e a sua estrutura dinâmica de seus eixos, os quais são responsáveis pelo desenvolvimento das questões operacionais e estratégicas das instituições. O trabalho, ainda em seu escopo teórico, traz assertivas que consideram o IGC um referencial no contexto avaliativo e regulatório, orientando as atividades acadêmicas e administrativas em nível institucional. A metodologia, para tanto, se esmera em uma pesquisa predominantemente qualitativa, considerando uma entrevista semiestruturada, realizada junto aos Procuradores Institucionais das IES em estudo, utilizando um roteiro como instrumento de coleta de dados. A pesquisa também se consolida como descritiva e explicativa no contexto metodológico, traduzida em análises documentais dos PDIs das instituições em estudo. Os resultados permitem concluir, entre outros aspectos, que o IGC traz influência no PPI das Instituições e orienta um processo de reflexão sobre o desenvolvimento institucional.

Biografía del autor/a

Thiago Henrique Almino Francisco, Faculdade Capivari - FUCAP

Mestre em Administração Universitária pela UFSC. Pesquisador do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária da. Universidade Federal de Santa Catarina.

Pedro Antônio de Melo, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Departamento de Ciências da Administração da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor em Engenharia de Produção pela UFSC. Diretor do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina.

Julio Eduardo Ornelas Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisador do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina.

Alexandre Moraes Ramos, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Departamento de Ciências da Administração da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor em Engenharia de Produção pela UFSC. Pesquisador do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina.

Publicado

2013-07-16

Número

Sección

Artigo