EXPLORANDO A MATRIZ SOCIAL DE UM SISTEMA DE MARKETING: O CASO SERRA PELADA / EXPLORING THE SOCIAL NETWORK OF A MARKETING SYSTEM: THE CASE OF SERRA PELADA

Autores/as

  • Marta Nunes Cruz Fleming IBMEC/RJ
  • Marcia Pereira Santos PPGA/Unigranrio
  • Joao Felipe Rammelt Sauerbronn PPGA/Unigranrio
  • Francisco Giovanni David Vieira PPA/UEM

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v22n4.p586-601

Resumen

No presente caso para ensino, a obra cinematográfica “Serra Pelada” (QUINTELLA; DHALIA; MOURA, 2013) é utilizada como caso para discussão a respeito do conceito de sistema de marketing, conforme proposto por Layton (2007 e 2009). O uso de filmes populares é uma técnica de estudo de caso bastante atraente para professores e alunos, uma vez que pode oferecer visualizações apuradas de conceitos abstratos e estimula a reflexão e a discussão desses conceitos de forma mais clara, como sugere Saldaña (2008). A abordagem de Layton (2007 e 2009) oferece o suporte teórico para a discussão acerca dos sistemas de marketing a partir da identificação dos seus componentes sociais. Essa perspectiva possibilita a expansão da compreensão desse sistema e aproxima o ensino de marketing aos mercados, como proposto por Araujo, Finch e Kjellberg (2010), e ao macromarketing, como sugerido por Bartels e Jenkins (1977). Palavras-Chave: Sistemas de Marketing. Macromarketing. Serra Pelada. Mercado. Abstract In this teaching case, the cinematographic work entitled "Serra Pelada" (QUINTELLA, DHALIA; MOURA, 2013) is used as a case for discussion on the concept of marketing system, as proposed by Layton (2007 and 2009). The use of popular films is a case study technique that is quite appealing to teachers and students, as they can provide accurate visualizations of abstract concepts and stimulate reflection and discussion of these concepts more clearly, as suggested by Saldaña (2008). Layton’s (2007 and 2009) approach provides the theoretical basis for discussion of marketing systems based on the identification of its social components. This approach enables a wider understanding of this system, and brings marketing education closer to the markets, as proposed by Araujo, Kjellberg and Finch (2010), and to macromarketing, as suggested by Bartels and Jenkins (1977). Keywords: Marketing Systems. Macromarketing. Serra Pelada. Market.

Biografía del autor/a

Marta Nunes Cruz Fleming, IBMEC/RJ

Professora do IBMEC/RJ

Marcia Pereira Santos, PPGA/Unigranrio

Mestranda do PPGA/Unigranrio

Joao Felipe Rammelt Sauerbronn, PPGA/Unigranrio

Professor Adjunto do PPGA/Unigranrio

Francisco Giovanni David Vieira, PPA/UEM

Professor Adjunto do PPA/UEM

Publicado

2016-03-24

Número

Sección

Caso para Ensino