Uma comparação entre duas abordagens para construção de mapas perceptuais

Autores/as

  • Janaina de Moura Engracia Giraldi Universidade de São Paulo - USP
  • Adriana Backx Noronha Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v18n3.p243-257

Resumen

A construção de um mapa perceptual tem como objetivo a visualização da posição comparativa de um determinado produto ante seus concorrentes, em relação a atributos que são considerados importantes para a compra. O escalonamento multidimensional é a técnica estatística mais usada para construir mapas perceptuais, existindo duas abordagens para construção: a de composição e a de decomposição. Nesta pesquisa objetiva-se efetuar uma comparação entre as abordagens citadas, avaliando marcas próprias de supermercados, por meio de um estudo de campo descritivo em uma amostra não-probabilística de respondentes. Como resultado, verifi cou-se que a abordagem de composição trouxe resultados muito mais robustos do que a abordagem de decomposição, com os eixos do mapa nomeados como “preço” e “qualidade e variedade”. Em conclusão, sugere-se que, para elaboração de mapas perceptuais, sejam utilizadas ambas as abordagens, possibilitando resultados que permitam comparações dos valores de ajuste obtidos. PALAVRAS-CHAVE: mapa perceptual, posicionamento, escalonamento multidimensional.

Biografía del autor/a

Janaina de Moura Engracia Giraldi, Universidade de São Paulo - USP

P

Adriana Backx Noronha, Universidade de São Paulo - USP

Professora Doutora Livre-docente da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Endereço: Av. Bandeirantes, 3900, FEA-RP, Bloco C, Campus USP, Ribeirão Preto, SP. CEP: 14.040-900. Telefone (16) 3602-3921.

Publicado

2011-08-26

Número

Sección

Artigo