CAPACIDADES DE MARKETING E INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL: UMA RELAÇÃO PARA VANTAGEM COMPETITIVA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v23n1.p092-110

Palabras clave:

Marketing. Estratégia de Marketing. Capacidades de Marketing.

Resumen

O objetivo deste estudo foi verificar a função da intensidade empreendedora e das capacidades de marketing na inovação organizacional e na vantagem competitiva em empresas de serviços. Foi realizado um survey com 480 empresas e utilizada análise estrutural para avaliar as relações entre caminhos. Os resultados apontam que o empreendedorismo é um denominador importante das capacidades de marketing, fornecendo suporte para as teorias das capacidades da vantagem competitiva. Os resultados encontrados ainda sugerem que empresas empreendedoras buscam tanto a inovação tecnológica como a não tecnológica e que ambos os tipos de inovação levam a uma vantagem competitiva. O presente estudo se justifica pela contribuição para a teoria da estratégia de marketing, pelo desenvolvimento, refinamento e testes de medidas para a mensuração do empreendedorismo, das capacidades de marketing, da inovação organizacional e da vantagem competitiva.

Biografía del autor/a

Carlos Alberto Alves, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Doutor em Administração Professor e Coordenador do Curso de Tecnologia em Marketing da Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Publicado

2016-05-11

Número

Sección

CHAMADA ESPECIAL: CAPACIDADES DINÂMICAS E INOVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES (ENCERRADA)